Biblicoteca UNILAGO

A Biblioteca fornece atendimento a todos os usuários dessa instituição, para empréstimo de material, devolução, renovação, pesquisas na base de dados local (consulta o acervo da biblioteca) e bases de dados externas, normalização de documentos e Comutação Bibliográfica - COMUT. Aos usuários externos, a biblioteca atende para pesquisa e consulta no local. Regulamento

Empréstimo e consulta

Todos os materiais podem ser emprestados para os usuários dessa instituição, exceto as obras de referências (dicionários, glossários e enciclopédias), que são disponibilizadas apenas para consulta. Os periódicos são retirados apenas para xerox, mediante a apresentação de um documento. Os livros que apresentam etiqueta com tarja vermelha (exemplar único ou exemplar para consulta) são emprestados para xerox, no prazo máximo de um dia. Ressalta-se que a reprodução destes livros, deve ser realizada respeitando a lei de Direitos autorais 9.610/98.

A tabela abaixo contém informações a respeito de empréstimo de acordo com o tipo de usuário:

Usuário Quantidade de exemplares Prazo
Graduação 4 7 dias
Pós-Graduação 4 7 dias
Professores 6 7 dias
Funcionários 4 7 dias

Renovação: A renovação pode ser realizada pessoalmente na biblioteca ou pela internet, na página da biblioteca ou área do aluno. Os materiais podem ser renovados, desde que não haja pedido de outro usuário. Pela internet, é permitida uma única renovação por mês, de um mesmo exemplar.

Multa: O usuário que exceder o prazo estipulado para devolução, pagará multa no valor de R$1,00 por exemplar e ao dia, incluindo sábado, domingo e feriado.

Pesquisa bibliográfica

As pesquisas são realizadas na base de dados local e/ou em bases de dados externas, que fornecem artigos de periódicos, teses, anais de congressos, etc. A biblioteca oferece orientação e treinamento aos usuários, para a utilização destas bases.

Levantamento bibliográfico

Pesquisa realizada sobre um assunto ou tema específico, cujo resultado é uma lista de referências. Cabe à biblioteca também, orientar na solicitação desses materiais, caso não existir no acervo local. No caso de artigos de periódicos, teses, anais de congressos e capítulos de livros, podem ser solicitados através do COMUT.

Normalização de documentos

Assistência ao usuário na utilização de normas elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Auxílio na elaboração de referências, citações, ficha catalográfica, fornecimento do número de classificação de assunto (CDD).

Comutação Bibliográfica - COMUT

O COMUT é um programa criado para atender as necessidades informacionais dos usuários, fornecendo cópias de artigos de periódicos, teses, anais de congressos e capítulos de livros não disponíveis no acervo da biblioteca local. Esse fornecimento é disponível através de uma rede de bibliotecas (bibliotecas-base). Para realizar o pedido do material, o usuário tem um custo, de acordo com a quantidade de páginas solicitadas. Para maiores informações a respeito do serviço, favor consultar as bibliotecárias.

Novas Aquisições

Exposição de novos títulos adquiridos pela Biblioteca da Unilago.